Story power
Contar histórias faz parte da natureza humana.
Diz-nos a ciência em particular a Neurociência que contar uma história é um dos mecanismos mais interessantes para garantir a atenção e retenção dos conteúdos. É uma forma previligiada de comunicar e uma ferramenta de marketing incontrolável para Marcas que querem e sabem gerir o seu relacionamento com ao seu público e comunidade.
Em que consiste o Storytelling?
De um modo geral, o storytelling consiste na atividade de comunicar através da criação de narrativas. Esta forma de comunicação permite transmitir ideias, conceitos e produtos de forma criativa, com o intuito de envolver pessoas.
É, por assim dizer, uma estratégia que visa contar “uma história”, com o principal objetivo de estabelecer uma relação direta e duradoura com os clientes.
Esta atividade é utilizada para que as empresas possam demarcar as suas ideias, criando conteúdos exclusivos, criativos e inovadores, que vão contribuindo para a perceção que o público tem sobre os seus produtos e serviços.
O storytelling permite não só persuadir a audiência, como também estabelecer uma relação de confiança.
De facto, temos percebido que uma história bem contada apresenta resultados muito positivos na notoriedade das marcas, e consequentemente no aumento das suas vendas.
Por isso, esta estratégia deve ser intencional, planeada, constante e focada nos objetivos da marca, para que constitua uma mais valia em relação à concorrência.
O aliado do Marketing de Conteúdo
O Storytelling tem vindo a assumir a devida relevância nas estratégias de marketing de conteúdo. Nas estratégias mais elaboradas e vencedoras, são utilizadas conexões emocionais, são contadas boas histórias, que resultam numa audiência diretamente envolvida.
Sabendo à partida que os consumidores procuram histórias envolventes, as marcas recorrem aos argumentos mais emotivos para que haja um crescimento do reconhecimento da marca e uma expansão do seu conteúdo.
Este lado afetivo e emocional permite não só aumentar os níveis de engagement, como também captar a atenção de um maior número de pessoas, o que resulta diretamente no crescimento de potenciais consumidores.
1. Definir o target/ personas
Definir um público específico para quem queremos comunicar. Este fator beneficia a definição do produto e toda a estratégia de comunicação.
2. Definir uma meta
Definir objetivos realistas é fundamental para manter a eficácia da estratégia e não perder potencial. Para completar, a criação de um cronograma pode facilitar na medida em que lhe permite ter um trabalho mais organizado, produtivo e regular.
3. Utilizar narrativa
A narrativa é um elemento-chave para aumentar conversões. Este fator permite-lhe desenvolver estratégias de conteúdo e liderar com o diálogo. Apelar às emoções certas, dependendo da história que pretendemos contar, pode ser o fator fundamental para o sucesso do storytelling.
4. Construir argumentos de autoridade
Criar um nível de influência, para depois poder aumentar o nível de confiança com os seus consumidores. As crenças e afirmações podem ser ampliadas se formos capazes de influenciar e converter o público à nossa marca.
O Storytelling é muito mais do que só contar uma história, é acrescentar valor e alavancar à USP da sua empresa.
E nós sabemos contar Histórias.
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